Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Dieta nórdica: o que é, para quem é indicada, o que comer e mais! 21/02/2024
Dieta nórdica: o que é, para quem é indicada, o que comer e mais!

A dieta nórdica, também conhecida como dieta escandinava, é um modelo alimentar fundamentado nas tradições culinárias dos países nórdicos, como Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, que tem atraído atenção devido aos potenciais benefícios para a saúde.

Como explica Marcia Xavier Santos, nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, a dieta nórdica destaca a importância do consumo de alimentos locais e sazonais, promovendo uma abordagem sustentável e ecologicamente consciente.

A seguir, a profissional explica os principais pontos a respeito desse tipo de alimentação.

Benefícios da dieta nórdica para a saúde

“A dieta nórdica tem sido associada a diversos benefícios para a saúde, muitos dos quais são semelhantes aos benefícios observados em outras dietas ricas em alimentos integrais, frutas, vegetais e peixes”, explica Marcia.

Aqui estão alguns dos potenciais benefícios dessa dieta:

Saúde cardiovascular: A dieta nórdica é rica em ácidos graxos ômega-3 provenientes de peixes, o que pode ter efeitos benéficos na saúde cardiovascular, ajudando a reduzir os níveis de triglicerídeos e a melhorar a função cardíaca.

Controle do peso: A ênfase em alimentos integrais, grãos e vegetais pode contribuir para o controle do peso, pois esses alimentos geralmente são ricos em fibras e têm menor densidade calórica.

Sustentabilidade: Além dos benefícios individuais para a saúde, a dieta nórdica tem um foco significativo na sustentabilidade, promovendo o consumo de alimentos locais, sazonais e produzidos de maneira ambientalmente consciente.

Qualquer pessoa pode fazer esta dieta?

Marcia afirma que, em geral, a dieta nórdica é considerada uma escolha saudável e equilibrada, e muitas pessoas podem se beneficiar dela. No entanto, é importante observar que as necessidades nutricionais podem variar entre indivíduos devido a fatores como idade, sexo, nível de atividade física, condições de saúde pré-existentes e metas específicas, como perda de peso.

Por esse motivo, buscar orientação profissional é indispensável antes de adotar qualquer tipo de alimentação, incluindo a nórdica.

“Embora os recursos online possam ser úteis para obter informações gerais sobre a dieta nórdica, é importante abordar sua implementação de forma responsável, especialmente se houver considerações de saúde específicas. Além disso, a dieta nórdica pode variar em detalhes, e um nutricionista pode ajustar o plano para atender às suas necessidades individuais”, ressalta a profissional.

Quais alimentos fazem parte da dieta?

A dieta nórdica enfatiza alimentos frescos, locais e sazonais, com uma ênfase especial em alimentos ricos em nutrientes. A seguir, a nutricionista listou alguns alimentos comumente incluídos na dieta nórdica.

Peixes de águas frias: salmão, arenque, cavala e outros peixes ricos em ácidos graxos e ômega -3 são fundamentais na dieta nórdica.

Grãos integrais: cevada, centeio, aveia, trigo integral e outros grãos integrais fornecem fibras, vitaminas e minerais.

Frutas e vegetais: maçãs, peras, bagas, batatas, cenouras, couve, espinafre e outros vegetais e frutas frescos são consumidos regularmente.

Produtos locais e sazonais: a ênfase na sazonalidade e na produção local é uma característica importante da dieta nórdica.

Nozes e sementes: nozes, sementes de girassol, sementes de abóbora e outras sementes são fontes de gorduras saudáveis e nutrientes essenciais.

Leguminosas: feijões, lentilhas e ervilhas são fontes de proteína vegetal e fibras.

Óleo de canola e outras gorduras saudáveis: óleo de canola, azeite de oliva e outras fontes de gorduras saudáveis são usados para cozinhar e temperar.
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica