Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Quer ter um envelhecimento saudável? 14/02/2024
Quer ter um envelhecimento saudável?

Quer ter um envelhecimento saudável? Comece a se preparar para ele!

Quantos anos você tem? 10, 30, 50? Então já está na hora de investir em uma longevidade saudável. Não basta viver mais tempo, é importante ter bem-estar e qualidade de vida também na velhice.

Pesquisas recentes comprovam que os hábitos alimentares que praticamos hoje serão determinantes para o nosso futuro.

É claro que existem alterações fisiológicas naturais ao envelhecimento, mas o equilíbrio nutricional de cada organismo vai ser fundamental para ditar a velocidade dessas alterações.

A ciência tem avançado a cada dia para prolongar a vida, mas para determinar como será a qualidade dela é preciso olhar para a nutrição.

Esta é uma das conclusões do livro "Abordagem Nutricional no Envelhecimento Saudável", que reúne pesquisas científicas atualizadas e mais de trinta anos de experiência em consultório da autora, a nutricionista Denise Madi Carreiro:

"Ao longo de todo esse tempo atendi crianças, jovens, adultos e idosos, notei que os pacientes mais velhos, que mantiveram um padrão alimentar mais natural, seguro e nutritivo, hoje são os que têm mais saúde e qualidade de vida, com boa capacidade física e cognitiva".

A nutricionista complementa: "São pessoas com uma vida produtiva e socialmente ativa, sem remédios, apenas com suplementação de vitaminas e minerais individualizada, quando necessário.

Por outro lado, já me deparo com idosos que tiveram seu padrão alimentar alterado, com a introdução dos ultraprocessados e o baixo consumo de alimentos naturais, que favorecem o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, tratadas, em sua maioria, com fármacos, associados a efeitos colaterais somatórios que reduzem muito o bem-estar e a quantidade de vida".

Ainda de acordo com a publicação, o desenvolvimento de uma sociedade produtiva, inteligente, criativa e sadia depende de uma alimentação nutritiva e segura. E esta deveria ser uma prioridade de saúde pública: "Investir em ações de prevenção aos males, ao invés de focar apenas em remedia-los.

Com um desincentivo ao consumo regular e excessivo de ultraprocessados, à utilização de agrotóxicos na produção de alimentos e de hormônios e drogas na criação de animais para consumo, complementa a autora.

Segundo Denise Madi Carreiro, o Brasil tem condições para ter uma matriz alimentar que ofereça todos os nutrientes que precisamos para termos qualidade de vida, física, mental e emocional. Mas para que isso aconteça,

"É preciso que todos reconheçam a nutrição como uma ciência reparadora de processos fisiológicos e bioquímicos, que vai muito além de contar calorias para a perda de peso. É uma área da saúde que estuda as origens de doenças, incômodos, transtornos e distúrbios e oferece meios para reverter estas causas e recuperar o organismo", conclui.

Fonte: Estadão
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica