Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Magnésio e sua relação no combate à depressão 22/01/2024
Magnésio e sua relação no combate à depressão

Infelizmente a depressão afeta 350 milhões de pessoas em todo o mundo e prevê-se que seja a doença mais frequente na população até 2030.

O tratamento é necessário, seja através de medicamentos e terapias, mas mesmo após a adição dos tratamentos convencionais, 20% das pessoas ainda apresentam sintomas. Portanto, abordagens não farmacológicas vêm sendo estudadas, para se ter mais opções de tratamento adicionais.

Assim, a associação entre a ingestão de magnésio e depressão é cada vez mais estudada. Por isso, quero te mostrar um estudo randomizado e publicado na revista PLoS One.

Ao longo de 6 semanas, o estudo foi realizado em 126 adultos com idade média de 52 anos de idade, que consumiram 248 mg de magnésio elementar por dia e foram comparados com o grupo controle (ou seja, aquele grupo que não recebeu o tratamento).

Ao final do estudo, foi observado que o consumo de 248 mg de magnésio diariamente, durante 6 semanas, reduziu a depressão e ansiedade em uma média estatisticamente e clinicamente significativa.

Isso ocorre por conta do magnésio desempenhar um papel importante em muitas das vias metabólicas, enzimas, hormônios e neurotransmissores envolvidos na regulação do humor. Ainda, atua como um antagonista do cálcio no receptor neural N-metil-D-aspartato, o qual regula o fluxo de cálcio no neurônio. Assim, em estados de baixo magnésio, altos níveis de cálcio e glutamato podem desregular a função sináptica, resultando em depressão.

Inclusive, já foi relatado anteriormente na revista Nutritional Neuroscience, que o magnésio pode potencializar o efeito dos medicamentos antidepressivos. Em pacientes com depressão e com níveis adequados de magnésio, existiu uma resposta mais robusta aos antidepressivos do que aqueles com baixos níveis de magnésio.

Talvez você tenha ouvido por aí que o cloreto de magnésio é a melhor opção, mas essa forma química é a que mais causa desconforto gastrointestinal. Portanto, uma das formas mais recomendadas para suplementar é o magnésio quelado, devido a sua alta biodisponibilidade, a qual proporciona uma melhor absorção pelo organismo.

Já em relação ao melhor horário para tomar magnésio, isso pode variar de acordo com o tipo. Por isso, quando é o magnésio quelado, pode ser consumido em qualquer momento do dia. Porém, quando são outros tipos de magnésio, como é o caso do cloreto de magnésio, é recomendado que não seja consumido junto com a refeição para não atrapalhar a acidez gástrica.

Fonte: ISTOÉ
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica