Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - 5 dicas para evitar o ganho de peso durante as férias 15/01/2024
5 dicas para evitar o ganho de peso durante as férias

Porções na praia, picolés a cada esquina, sonecas à tarde, drinks à noite, cafés da manhã de hotel, dormir até tarde e esquecer que dia da semana é hoje.

Essas e outras situações comuns nas férias provocam brilho nos olhos, água na boca e, no fim do mês, o medo do reencontro com a balança. Será possível conciliar a curtição sem ter como consequência o ganho de peso nas férias?

A resposta pode depender da qualidade das suas escolhas, tanto na alimentação, quanto no que fazer no tempo livre. Segundo a nutricionista Natália Barros algumas condutas e, sobretudo, se mantendo presente durante as escolhas, é possível encarar a balança sem surpresas no pós-férias.

Escolhas conscientes, resultados animadores

A mudança de rotina provocada pelas férias é totalmente normal. No entanto, ela estimula novas escolhas, muitas vezes, impulsivas, e que aí reside o primeiro ponto de atenção: “Uma das causas principais do reganho de peso nessa época é o aumento das escolhas alimentares indulgentes, muitas vezes mais calóricas, que estão frequentemente disponíveis durante eventos festivos e celebrações”, observa ela.

Além disso, Natalia lembra da redução da atividade física, comum nesses períodos: “À medida que as pessoas tendem a se envolver mais em momentos de relaxamento e menos em exercícios regulares, essa quebra de rotina, incluindo nos horários de refeições e nas prática de exercícios, pode contribuir para escolhas menos saudáveis”, avalia a especialista.

Sem falar nas festividades e encontros sociais, que envolvem uma abundância de alimentos diferentes, que podem levar ao consumo excessivo de calorias e ganho de peso nas férias. “O controle de porções pode se tornar mais desafiador em ambientes festivos. Em alguns casos, a preocupação com a saúde pode ser relegada em prol do prazer imediato”, provoca a nutricionista.

Dicas para não ganhar peso durante as férias

Equilíbrio nas escolhas alimentares: Desfrute das delícias das férias, mas mantenha um equilíbrio nas escolhas alimentares. Priorize alimentos frescos, como frutas e vegetais, e limite o consumo de alimentos altamente calóricos.

Atividades físicas diferentes: Incorpore atividades físicas divertidas às suas férias. Caminhe pela praia, faça trilhas, nade ou participe de esportes ao ar livre. Manter-se ativo contribui para o equilíbrio energético.

Controle de porções: Esteja ciente das porções durante as refeições. Evite excessos, controlando as porções e compartilhando pratos, especialmente se estiver experimentando a culinária local.

Hidratação constante: Mantenha uma boa hidratação ao longo do dia, principalmente em climas quentes. Assim, a hidratação adequada pode ajudar a controlar a sensação de fome e a evitar escolhas alimentares impulsivas.

Planejamento antecipado: Planeje antecipadamente suas refeições e lanches. Portanto, ter opções saudáveis à disposição, como frutas, nozes ou lanches proteicos, pode evitar decisões alimentares impulsivas.

“Por fim, lembre-se de que as férias são um momento para relaxar e aproveitar, então permita-se desfrutar das experiências culinárias, mas com moderação. Portanto, encontrar um equilíbrio entre o prazer das férias e a manutenção de hábitos saudáveis é a chave para evitar o reganho de peso”, finaliza Natalia.

Fonte: Vitat
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica