Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Pular o café da manhã faz mal para a saúde? 27/11/2023
Pular o café da manhã faz mal para a saúde?

Uma das questões que mais costumam gerar dúvidas quando se fala em refeições é se pular o café da manhã pode afetar nossa saúde e, possivelmente, nossa longevidade.

De acordo com a médica pós-graduada em nutrologia Patrícia Santiago, essa tem sido tradicionalmente considerado a "refeição mais importante do dia". A ideia por trás disso é que após uma noite de sono, o corpo precisa de combustível para começar a funcionar adequadamente.

Consumir uma refeição equilibrada pela manhã, então, pode fornecer os nutrientes essenciais e a energia necessária para um desempenho físico e mental otimizado durante o dia.

No entanto, ela lembra que o café da manhã não é uma regra para todos, uma vez que algumas pessoas simplesmente não sentem fome pela manhã e preferem pular essa refeição, optando por comer mais tarde. Isso não é necessariamente prejudicial, desde que a alimentação ao longo do dia seja balanceada e nutritiva.

Fracionamento alimentar x jejum intermitente

O fracionamento alimentar, que inclui o café da manhã, é frequentemente recomendado em dietas destinadas ao ganho de massa muscular.

Segundo Patricia, a ideia por trás disso é que dividir a ingestão de calorias e nutrientes ao longo do dia pode melhorar a absorção e utilização desses elementos pelo corpo, promovendo o crescimento muscular, além de facilitar para que o corpo não precise de grandes fontes de nutrientes, como a proteína, em apenas uma ou duas refeições. Assim, você divide suas necessidades em todas as refeições.

Já o jejum intermitente inclui períodos de jejum e janelas de alimentação ao longo do dia. A teoria por disso é que, ao esticar o período de jejum durante a noite e parte do dia, o corpo pode começar a usar as reservas de gordura como fonte de energia, potencialmente levando à perda de peso.

Pular o café da manhã tem relação com a longevidade?

A médica explica que o jejum não é uma solução mágica para a perda de peso e, por si só, não garante longevidade.

“É importante ressaltar que os resultados de pesquisas ainda não fornecem evidências sólidas de que pular o café possa aumentar a longevidade de forma significativa”, ela aponta.

E continua: “Existem estudos que sugerem uma possível associação entre o jejum e benefícios à saúde, como melhorias na sensibilidade à insulina. No entanto, esses estudos geralmente são de pequena escala, de curto prazo e têm limitações metodológicas. Faltam estudos e ensaios clínicos randomizados de longo prazo que confirmem esses benefícios”.

Pular o café da manhã, por si só, não é uma estratégia eficaz para viver mais tempo. “A longevidade é influenciada por uma série de fatores, incluindo genética, estilo de vida, dieta geral, atividade física e cuidados médicos”, afirma a especialista, que ressalta que o foco deve permanecer em hábitos alimentares equilibrados e em um estilo de vida saudável em geral para promover a saúde e o bem-estar ao longo dos anos.

Jejum matutino para emagrecer

Patrícia ressalta que o que é essencial em qualquer abordagem dietética é o controle das calorias totais consumidas.

“Alguns praticantes de jejum podem compensar o período de jejum comendo quantidades excessivas em sua janela de alimentação, anulando assim qualquer benefício potencial da estratégia. Além disso, há evidências científicas que mostram que refeições com alto e baixo índice glicêmico pela manhã tem melhor controle glicêmico do que se consumidos mais tarde”, acrescenta.

A questão de pular o café da manhã ou não se resume às necessidades individuais. Não há uma resposta única que se aplique a todos. O importante é consumir as quantidades adequadas de nutrientes e calorias para atender às necessidades do corpo, sempre com orientação de um profissional de saúde qualificado.

A longevidade e a saúde dependem de uma alimentação equilibrada e de escolhas conscientes ao longo da vida.

Fonte: Boa Forma
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica