Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - 4 benefícios do matchá para a saúde 10/09/2019
4 benefícios do matchá para a saúde

O matchá é um dos chás mais populares do momento. Muito usado no Oriente, principalmente em cerimônias no Japão, ele se popularizou no Ocidente nos últimos anos por seus poderes antioxidantes e termogênicos.

Extraído das folhas da planta Caméllia Sinensis, o matchá é um tipo de chá verde mais concentrado e hoje pode ser encontrado em bebidas quentes ou geladas, cápsulas ou no tradicional chá de infusão.

Melhora as funções cerebrais

Por conter L-Teanina, substância conhecida por diminuir o estresse e induzir o relaxamento, o chá é ótimo para combater a ansiedade e promover a concentração. A substância combinada com cafeína possibilita que o chá proporcione relaxamento sem causar sono.

Um estudo que envolveu 23 pessoas investigou seu desempenho cerebral após consumir uma dose do matchá. Eles foram comparados a um grupo de controle que tomou um chá ou barra de placebo.

Os pesquisadores descobriram que o grupo que consumiu matchá havia aumentado a atenção, o tempo de reação e a memória, em contraste com o grupo controle.

Fonte de antioxidantes

O matchá é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres nocivos no organismo e que danificam as células e causam doenças como câncer. Ele tem mais catequinas que o chá verde, por exemplo.

Segundo um outro estudo sobre o chá, os suplementos de matchá dados aos ratos reduziram os danos causados pelos radicais livres e aumentaram a atividade antioxidante.

Protege o fígado

O fígado exerce um papel fundamental para a limpeza de toxinas do corpo. Diversos estudos realizados em humanos e animais mostram que o matchá ajuda a proteger o tecido do órgão.

Um destes estudos revelou que o extrato de chá verde diminuiu significativamente os níveis de enzimas hepáticas.

Efeitos termogênicos

As catequinas e polifenóis presentes no chá aumentam sua ação termogênica e ajudam a acelerar o metabolismo. O matchá, neste quesito, é mais potente do que o o chá verde: sua concentração de catequinas é 137 vezes maior.

Como preparar o chá e contraindicações

Para preparar o chá, ferva a água e espere um pouco antes de acrescentar a erva.

Evite o consumo do chá com o estômago vazio, pois, assim como outras ervas verdes, ele possui taninos, uma substância que aumenta os ácidos estomacais.

O chá também não deve ser consumido durante as refeições porque pode atrapalhar a absorção de ferro e cálcio pelo organismo. O ideal é tomar o chá entre as principais refeições e, se tiver problemas para dormir, evitar o consumo no período da noite.

Fonte: HuffPost Brasil
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica