Documento sem título
 
Veja também
 
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
19/03/2024
7 legumes que ajudam a manter o nível saudável de...
08/03/2024
Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta
08/03/2024
9 nutrientes que evitam fome e cansaço pós-treino
 
 
Notícia - Por que a sensibilidade nos dentes aumenta no inverno? 10/07/2019
Por que a sensibilidade nos dentes aumenta no inverno?

Não precisa ser muito atento aos sinais do próprio corpo para perceber que as baixas temperaturas influenciam diretamente em várias funções fisiológicas. O aumento da sensibilidade nos dentes é uma das mudanças acarretadas pelo inverno.

Pessoas que já possuem esse problema e até mesmo aquelas que não têm costumam se queixar da sensação nada agradável, que pode representar um perigo para a saúde bucal.

Isso acontece porque a queda drástica da temperatura do ambiente favorece o resfriamento do esmalte dos dentes e pode atingir as partes mais profundas como a dentina e a polpa, essa última, cheia de terminações nervosas. Quem sofre de hipersensibilidade tende a evitar alimentos muito doces, quentes ou gelados. A sensação é semelhante a um calafrio que se espalha pela boca.

Para o dentista Mario Groisman, mestre em ciências dentais pela Universidade de Lund, na Suécia, o esmalte do dente é uma substância quase impermeável e possui a função de proteger o dente. “Portanto, a sensibilidade aguçada é uma consequência da erosão do esmalte ou da retração da gengiva, expondo, assim, as partes internas do dente”, explica.

O especialista ainda recomenda que o tratamento seja feito sempre seguindo as orientações de um profissional que precisa, antes de tudo, fazer um diagnóstico preciso do quadro. “Dependendo do nível de sensibilidade, o tratamento pode ser feito com uso de flúor em gel, enxaguante bucal, laserterapia ou cremes dentais com baixa abrasividade, que são fabricados com formulações especiais para dentes sensíveis”, conta.

Mario também esclarece que algumas medidas simples podem reverter ou amenizar o quadro que, mesmo não sendo grave, precisa ser tratado com atenção. “Cremes e enxaguantes com flúor ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes.

Em épocas de crise, vale a pena investir no flúor em gel, mas é preciso consultar o seu dentista primeiro. Evite vinagre para temperar a salada, sucos e frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. A acidez pode agravar ainda mais o problema”, pontua.

Prevenir é sempre melhor que remediar

Por ser um problema que envolve vários fatores, é importante que os pacientes sempre procurem um dentista antes de comprar uma determinada pasta ou enxaguante bucal, principalmente quando o esmalte é prejudicado na região da gengiva.

A gengiva, por sua vez, é um tecido altamente vascularizado que reveste o osso maxilar e sustenta todos os dentes. Ela funciona como um termômetro da boca, indicando se há algum tipo de problema e pode inchar ou sangrar se esse for o caso.

Então, é totalmente contraindicado que as pessoas esperem até que a situação se torne insuportável para procurar tratamento. Afinal, a sensibilidade pode progredir para uma inflamação grave e, em casos mais drásticos, ser necessário fazer um tratamento de canal, que consiste na retirada do nervo e morte do dente.

Fonte: Fortíssima
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica