Documento sem título
 
Veja também
 
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
03/04/2024
Conheça alimentos ricos em colágeno
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
 
 
Notícia - 5 micronutrientes milagrosos para o cérebro 01/04/2020
5 micronutrientes milagrosos para o cérebro

O encéfalo necessita de mais do que proteínas, carboidratos e gordura. Um bom suprimento de micronutrientes (vitaminas e minerais) também é importante para o funcionamento saudável do sistema nervoso.

O consumo balanceado de todas as vitaminas é fundamental. Mas, com exceção da vitamina B12 e do folato, elas não são muito importantes em relação à função encefálica.

Confira agora quais são os 5 micronutrientes milagrosos!



1. Sódio

Mais consumido na forma de cloreto de sódio ou sal, o sódio controla a função nervosa e muscular e, com o potássio, mantém o equilíbrio hídrico nas células e nos tecidos do corpo. Nos países ocidentais, a maioria das pessoas ingere sal em excesso, por isso a deficiência de sódio é rara.

2. Potássio

Agindo em harmonia com o sódio, o potássio é essencial para a transmissão de impulsos nervosos. Por isso, os sinais iniciais de sua deficiência geralmente são apatia e fraqueza. Os alimentos de origem vegetal, em sua maioria, são boas fontes de potássio: bananas, frutos oleaginosos, sementes, leguminosas, abacate, grãos integrais, frutas secas, tomates e batatas. Por isso, pense neles quando estiver precisando de energia e quiser fazer um lanche.

3. Cálcio

Um bom consumo de cálcio é essencial para promover o funcionamento adequado dos nervos e músculos. Esse mineral participa da condução de impulsos elétricos ao longo dos axônios das células nervosas. Sua deficiência – a hipocalcemia – pode manifestar-se por espasmos musculares e fadiga generalizada. São boas fontes de cálcio: leite e derivados, hortaliças de folhas verde-escuras, sardinha em lata (com ossos).

4. Magnésio

Esse mineral é importante para o funcionamento do hipocampo, uma parte do sistema límbico que controla o humor, a memória e o aprendizado. Frutos oleaginosos, damascos secos, figos secos, aveia, farinha integral e extrato de levedura são boas fontes.

5. Ferro

O ferro é essencial para a formação de hemoglobina nas hemácias, a substância que leva um suprimento constante de oxigênio para o encéfalo. Seu consumo adequado melhora a função mental e o desempenho acadêmico. Os sinais iniciais de deficiência de ferro são fadiga e falta de concentração. Carne, miúdos, sardinha, gemas e hortaliças de folhas verde-escuras são excelentes fontes de ferro.

Fonte: MSN Notícias
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica