Documento sem título
 
Veja também
 
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
19/03/2024
7 legumes que ajudam a manter o nível saudável de...
08/03/2024
Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta
08/03/2024
9 nutrientes que evitam fome e cansaço pós-treino
 
 
Notícia - Benefícios incríveis do capim-limão para a saúde 18/02/2020
Benefícios incríveis do capim-limão para a saúde

Também chamado de capim-cidreira e capim-santo, o capim-limão é uma erva originária da Ásia bastante utilizada no Brasil para fins terapêuticos.

Embora muitas de suas aplicações tenham origem popular, vários efeitos benéficos atribuídos ao capim-limão já foram comprovados cientificamente.

O principal exemplo disso é a propriedade antimicrobiana do óleo dessa planta sobre o Helicobacter pylori, a bactéria causadora da gastrite.

Os efeitos terapêuticos do capim-limão se devem a substâncias como citral, geraniol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido acético e ácido caproico, que também são responsáveis pelo perfume característico da planta.

Confira alguns benefícios do capim-limão para a saúde

Força para o sistema imune: especula-se que o citral, presente no capim-limão, seja capaz de inibir os efeitos das citoquinas, substâncias envolvidas nas reações inflamatórias. Dessa forma, a planta ajuda a melhorar a imunidade.

Fonte de nutrientes: ele é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, folato e minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro.

Compostos do bem: essa planta contém antioxidantes, flavonoides e compostos fenólicos, todos benéficos para a nossa saúde.

Bom para as dores: por ter propriedades analgésicas, o capim-limão ajuda a aliviar dores de cabeça e enxaquecas. Seus fitonutrientes também atuam em câimbras e espasmos musculares, dores nas costas e lesões esportivas.

Bom para as dores: por ter propriedades analgésicas, o capim-limão ajuda a aliviar dores de cabeça e enxaquecas. Seus fitonutrientes também atuam em câimbras e espasmos musculares, dores nas costas e lesões esportivas.

Tempero: além de seu uso terapêutico, o capim-limão também pode ser utilizado na culinária, sendo especialmente famoso na cozinha do Vietnã, Tailândia e Malásia. A erva contribui para dar sabor a chás, curries e sopas.

Combate à insônia: o chá de capim-limão tem efeito sedativo e hipnótico, ajudando a relaxar os músculos e nervos e proporcionando uma noite de sono de mais qualidade.

Bom para a pele: se utilizado como um tônico, o capim-limão é um excelente agente de limpeza para pele oleosa e com tendência à acne devido às suas propriedades adstringentes e antissépticas.

Cuidado com os pés: devido às suas propriedades antibacterianas e sanitizantes, o capim-limão pode ser adicionado à água para fazer imersão dos pés, ajudando a combater os maus odores.

Revitalização total: na aromaterapia, o capim-limão é reconhecido por seus efeitos como revitalizar o corpo e a mente, além de estimular a circulação.

Controle da lipidemia: o capim-limão tem propriedades que ajudam a combater a hiperlipidemia e a hipercolesterolemia, reduzindo os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos no corpo e prevenindo a aterosclerose.

Faz bem para o estômago: outra propriedade do óleo essencial dessa planta é a prevenção de distúrbios gastrointestinais, como úlcera, além de ajudar a combater infecções causadas por patógenos como o Helicobacter pylori e a Escherichia coli.

Poder diurético: ele ajuda a desintoxicar o organismo como consequência de suas propriedades diuréticas, que estimulam a eliminação de líquidos acumulados.

Retenção de líquidos: quem sofre com retenção de líquidos encontra um bom aliado no capim-limão. Ele estimula os linfonodos e ajuda a diminuir o inchaço.

Contra a obesidade: o citral previne o acúmulo de gordura abdominal e promove o uso da energia armazenada, evitando o ganho de peso e combatendo a obesidade.

Prevenção do câncer: essa planta se mostrou eficiente na prevenção e no tratamento de alguns tipos de câncer, como o câncer de pele, fígado e mama.

Proteção do DNA: por conter substâncias antioxidantes, o capim-limão protege as células dos danos causados pelos radicais livres no DNA, que causam o envelhecimento e aumentam as chances do surgimento de um câncer.

Combate a infeções bacterianas: o óleo essencial do capim-limão combate a formação do biofilme e é benéfico no tratamento de infecções causadas pelo Staphylococcus aureus.

Combate a infecções: por ter propriedades antibacterianas e antifúngicas, o capim-limão tem poder curativo em algumas infecções causadas por esses micro-organismos.

Problemas respiratórios: na medicina Ayurvédica, o capim-limão tem sido utilizado no tratamento de tosses e resfriados. Ele também oferece alívio à congestão nasal, gripe e asma.

Fonte: Pipeify
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica