Documento sem título
 
Veja também
 
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
19/03/2024
7 legumes que ajudam a manter o nível saudável de...
08/03/2024
Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta
08/03/2024
9 nutrientes que evitam fome e cansaço pós-treino
 
 
Notícia - Couve-flor: os principais benefícios para a saúde 11/02/2020
Couve-flor: os principais benefícios para a saúde

Você é fã da couve-flor? O vegetal faz parte da família das crucíferas, ou seja, plantas que apresentam um formato de cruz em sua superfície. Além dela, há o brócolis, o repolho, a couve-de-bruxelas e a couve como parentes.

Essa família contém algumas características em comum: possuem uma ótima concentração de betacaroteno e vitaminas C e K, assim como óleos vegetais, cálcio e muitos outros nutrientes ligados a uma boa saúde.

Uma xícara de couve-flor crua, por exemplo, tem mais de 50% da necessidade diária de vitamina C, 13% de folato e quantidades razoáveis de potássio e vitamina B6, responsáveis por combater doenças ligadas ao cérebro e ao coração. Ela também contém bioflavonoides, indóis e outras substâncias químicas que protegem contra o câncer.

Veja alguns benefícios da couve-flor para a saúde:

1. Ajuda a prevenir o câncer
As grandes quantidades de vitamina C presentes nela ajudam a proteger uma pessoa principalmente contra inflamações que podem desencadear o câncer. Além disso, o vegetal também é rico em folato, que ajuda a evitar o dano ao DNA que gera câncer.

2. Ajuda a perder peso
Por ser rica em fibras e ter poucas calorias (25 calorias por xícara), é um lanche ideal para quem está preocupado com o peso. Dessa maneira, ela pode ser incluída em diversas dietas, bem como em muitos sucos detox.

3. É um grande anti-inflamatório e antioxidante
As propriedades antioxidantes da couve-flor são bem conhecidas: através da vitamina C, do beta-caroteno, a quercetina e muitos outros nutrientes que impedem o desgaste celular causado, por exemplo, pelo estresse. Em segundo lugar, os glicosinolatos, presentes em sua composição, têm ação anti-inflamatória.

4. Fortalece os ossos
A vitamina K é um dos compostos mais abundantes no vegetal. Ela está relacionada, entre diversos benefícios, ao fortalecimento dos ossos, o que, por sua vez, previne a osteoporose e os seus efeitos. Além disso, ela também é capaz de fortalecer os vasos sanguíneos e evita hemorragias, já que ela é capaz de ajudar na coagulação do sangue.

5. Rica em fibras
A couve-flor possui 2g em fibras a cada quantidade de 100g. Esse número concede ao vegetal uma grande capacidade de melhorar o trato intestinal. Mas cuidado: os vegetais da família brássica podem causar desconforto, especialmente àqueles que sofrem de distúrbios intestinais, como colite ulcerativa. Evite algum deles se causar algum sintoma.

6. Melhora o sistema imunológico
A couve-flor possui vitaminas A, C e D, além de algumas do complexo B. Como resultado, o impacto que ela tem sobre o sistema imunológico é gigantesco, o que leva à prevenção de diversas doenças com o fortalecimento do corpo.

Dicas de consumo

- Guarde a água de conserva dos picles e use-a para guardar a couve-flor em um pote. Em seguida, mantenha na geladeira por vários dias.

- Tempere-a cozida no vapor com azeite, pimenta-malagueta e azeitonas. O cozimento do vegetal no vapor favorece a digestão do organismo mais tarde, facilitando a absorção dos nutrientes que a couve-flor tem a oferecer.

- Asse couve-flor com alho refogado até dourar.

Dicas de compra
Na hora das compras, é essencial conhecer os principais detalhes para levar o melhor produto para casa. Conheça algumas dicas para reconhecer uma couve-flor de qualidade!

- Escolha cabeças compactas, de cor branca ou creme, sem manchas escuras. Se envolvidas pelas folhas, estas devem estar verdes e sem sinais de que estão murchas.

- Evite as cabeças com manchas ou divisões. Quando passada do ponto, a couve-flor fica dividida, murcha e com pontos escuros.

Dicas de armazenamento
Com o intuito de preservá-la por mais tempo, mantenha a couve-flor em um saco plástico na gaveta de vegetais da geladeira por até cinco dias.

Fonte: Seleções
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica